É melhor não contar com a sorte!

Ao menos não só com ela.

Se posicionar no mercado requer um esforço contínuo, mas há ações que uma vez realizadas, têm resultados duradouros.
Por exemplo resolver seu logotipo. Se estiver bem desenvolvido irá te acompanhar bem por muitos e muitos anos...

Um perfil bem elaborado nas redes sociais, vão te servir também por um bom tempo. Sempre que algum dos seus esforços levar um usuário a te procurar, se ele encontrar um perfil de fácil compreensão e de quebra agradável de se navegar, esse possivelmente adotará uma ação desejada.

Para não ficar somente contando com a sorte, aqui vão 10 DICAS DE MARKETEIROS para empresas com dificuldade de se comunicar com seu público, e de se mostrar, expandir...

SOBRE A CONCORRÊNCIA
1) Conheça seus competidores fortes, veja como eles têm se comunicado com seu público alvo, veja se tem algo que se possa aprender com o modo como eles estão obtendo sucesso. Existe um termo de marketing pra isso, "benchmarking". Faça a lista dos concorrentes e visite seus canais de contato, website, blogs, redes sociais.

SOBRE OS CLIENTES
2) Entenda como seu público alvo costuma comprar, e pense como entrar nesse espaço, como se mostrar para o público. De forma passiva deixando flyers ou outro material  em diversos estabelecimentos, com dados que remetam à sua Rede social ou site. De forma ativa, ligando pedindo permissão para deixar cartões, deixar panfletos, enviar emails com os contatos, etc

3) Quando for escolher um layout ou qualquer forma de comunicação com seu público, pense no gosto médio dos seus clientes e próspects, não no seu gosto. Você precisa agradar ao seu público pois muitas vezes a maioria não tem o mesmo gosto que o seu, e é dessa maioria que você precisa!

SOBRE VOCÊ E SUA EMPRESA
4) Faça perguntas para você mesmo, do tipo: Onde meus clientes me encontraram? Posso repetir essa experiência com outros possíveis clientes? Melhore sua presença onde seus clientes te encontram.

5) Outra pergunta que deve se fazer: Meu atendimento foi o melhor que podia ser? Se encontrar falhas tente ao máximo corrigir isso. Se você tem funcionários que atendem sozinhos aos seus clientes, depois do atendimento, faça contato com as empresas perguntando como foi o atendimento. Se houve falhas e for possível, corrija e recompense seus clientes e evite que volte a ocorrer.

6) Melhorar sua apresentação nas redes sociais e outros canais. Isso é importante. Quando o público te achar, se não houver uma boa apresentação, seus esforços em se tornar conhecido se frustrarão ou terão efeito negativo.
Toda apresentação ao público deve ser o mais resumida possível e ter sempre contato bem à vista de modo que se precisarem de mais detalhes ou informações, irão te procurar.
Textos imensos nem se quer são lidos.

7) Se seu produto vai para o consumidor final, pense se o consumidor acha seu produto com facilidade, se não busque meios de facilitar este acesso.

8) Seu produto pode melhorar? pense nisso, pense em como torná-lo mais útil, durável, desejável...

9) Pense no seu preço. Pode aumentar sem perder público? Pode reduzir sem perder lucro? A estratégia de preço é importantíssima, pense sobre ela com atenção e cuidado. Pesquise o preço da concorrência.

10) O que faz seu cliente te escolher? Essa qualidade deve sempre ser exaltada nas propagandas.

Depois de pensar sobre isso tudo sua sorte pode até melhorar!

Outro dia escrevo mais dicas, agora, bora trabalhar para meu mercado!

Comentários