Pages - Menu

25 de mai de 2012

Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha!



Hoje comemoramos uma data que está intimamente envolvida com o que fazemos aqui na Marketeiros, afinal pode-se dizer que praticamente a nossa equipe toda é formada por nerds, sendo que cada um se encaixa em um tipo de categoria nerd e todos tem seu grau de nerdice específicos.

O site Hype Science fez uma subdivisão muito divertida em relação aos tipos de nerd em homenagem a data, e nós aqui conseguimos identificar quase a equipe toda em alguma das categorias nerd que existem (Clique aqui para ver o post).

A questão é que assumidos ou não, fazemos parte disso tudo, temos amigos que são nerds, convivemos com diferentes tipos de nerds ao longo da vida e percebemos que trata-se de um grupo em evolução por consequência dos avanços tecnológicos de hoje em dia.


Vale lembrar, que além do fato de hoje ser dia do orgulho nerd, comemora-se também o Dia da Toalha!

Dia da toalha? WTF?


Pois é! O Dia da Toalha, celebrado no dia 25 de Maio, é uma homenagem a Douglas Adams, o admirável escritor que foi autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", que infelizmente faleceu em maio de 2001.


Tá, mas e a toalha nisso?


Pois bem, a toalha foi um objeto que ganhou destaque no livro pelo fato do autor dedicar mais de uma página do livro com uma citação do guia do mochileiro das galáxias que falava sobre as utilidades de se ter uma toalha em uma viajem espacial. Segue um trecho da citação contida no livro:


"O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.



Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."


A partir disso, a toalha passou a virar um dos símbolos entre os fãs e então surgiu a data uma semana após a morte de Douglas Adams.

É isso aí! Final de semana com motivos para comemorar, então coloque sua toalha no ombro, óculos fundo-de-garrafa na cara e bora celebrar nossa nerdice!

3 comentários:

  1. Nem é Nerd Heim? O Robson é um que não veste o esteriótipo não, até que mascara... mas a bem da verdade... Quem aqui não é Nerd? Nos amigos secretos, nossos presentes são sempre sem medo de errar, livros, memórias USB, Cabos! fala sério, CABOS?

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Marketeiros só eu que não sou nerd...

    ResponderExcluir
  3. Falou o Nerd Mór, aquele com quem o Robson e eu sempre tiramos dúvidas de códigos indecifráveis dentro dos joomlas, htmls, PHPs e outras faunas... Aquele que não usa decompiladores, pois escreve e lê em códigos! Fantasio que ele é como os caras do Matrix, olham os códigos e já traduzem cerebralmente em imagens e resultados... enfim mutantes.

    ResponderExcluir