Pages - Menu

8 de mar de 2011

Divina e graciosa


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (fonte: www.suapesquisa.com).

Homens são reconhecidos pela sua obra. Mulheres são reconhecidas por serem mulheres, damas, fêmeas, divas, etc. São elas que nos engendram, criam, ensinam, formam, orientam. Fazem isso com homens e... com mulheres, sem distinção (dizem que as mulheres combatem nos filhos os defeitos do marido).
São inspiração para tantas coisas como músicas, pinturas, esculturas, filmes, livros, em fim, tudo... até o trabalho do homem é, na maioria dos casos, em função da mulher. E sim, Orson Wells tem razão ao disser que "Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com fim de impressionar nossas namoradas."
Homens gostam de mulheres, algumas mulheres gostam de mulheres, alguns homens gostam de parecer mulheres... então, quem não gosta delas? Diga-se de passagem, elas sempre são o centro das atenções.
Na minha humilde opinião, somos todos iguais, homens e mulheres, sendo que as mulheres são mais perfeitas, melhor acabadas... Sim! São bonitas, gentís, meigas, cautelosas, intuitivas, perceptivas, delicadas, valentes e inteligentes... (embora conheça também homens valentes e inteligentes, sem as outras qualidades é claro!). "As mulheres constituem a metade mais bela do mundo." disse Jean-Jacques Rousseau.
São presidentas, ministras, empresarias, diretoras e, em fim, ocupam altos cargos públicos e privados. Difícil sim, entendê-las, porque são intrigantes, manipuladoras, difíceis e voluntariosas porque, como diz Luigi Pirandello, "As mulheres, como os sonhos, jamais são como as queres." Porque por más que reclamemos, a mulher sabe como convencernos apenas com um pequeno charme. Como o grande Oscar Wild escreveu: "As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos."
E se falarmos de sexo, elas têm toda a nossa atenção, nas formas, nos cheiros, nos sons, nas imagens, nas palavras, nos gemidos... Nós homens só pensamos nisso... nelas.

Resumindo, são elas que dão sentido à nossa existência. Eu adoro!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DE VOCÊS, MULHERES!!!

2 comentários:

  1. Sakamoto, Pixinguinha e Marisete concordam, e eu aceito! http://www.youtube.com/watch?v=k4s7IJndQko&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse, Manuel.
    Também concordo!

    ResponderExcluir