Pages - Menu

15 de mar de 2011

Altruismo?

Sei que muitos não entendem esta palavra, nem o seu significado, porque hoje é difícil de escutá-la e assimilá-la.

Altruísmo é o antônimo de Egoísmo, ou seja, o contrário, oposto, antagônico, etc. Quem é egoísta não é altruísta.
Vivemos numa sociedade totalmente egoísta. Cada um por si e ninguém por todos.

Mas, não está tudo perdido...

Um fato me chamou muito a atenção e, foi o gatilho para escrever este artigo.
Parte do meu trabalho é fotografar pessoas, lugares, produtos, etc. e tive que fazê-lo no sábado a noite num cliente. Não sou um fotógrafo profissional e mal consigo ser diletante, de modo que faço o que posso quando precisamos desta ação.

Muito ajuda a minha excelente câmera que, com alguns recursos faz com eficiência o que eu não sou capaz. Após uma série de fotos noturnas de qualidade duvidosa, encontrei uma pessoa com uma câmera parecida com a minha, o Rodrigo, fotógrafo profissional com mais de 27 anos de experiência.
Sem nenhum preconceito nem egoísmo, e com um enorme altruísmo, me ensinou como tirar fotos noturnas de qualidade e com luz ambiente, dispensando o uso de flash. E sem pedir nada em troca. Apenas para que as minhas fotos não ficassem tão ruins, como estavam ficando.
É tão difícil receber ajuda nos dias de hoje, sem que seja por benefício próprio, interesse financeiro, publicitário ou de outra índole.
Vejam como muitas pessoas estão preocupadas com os acontecimentos trágicos no Japão e querem ajudar de alguma forma... Isso é altruísmo? Se for anônimo, silencioso e desprendido, sim!
Por isso, parabenizo ao Rodrigo da FotoStudio Solução (www.fotosolucao.com.br) pelo seu exemplo de altruísmo.

Um comentário:

  1. O altruísmo é mesmo uma palavra que tem sua raridade nos dias de hoje, no entanto vez ou outra sempre aparecem pequenos fragmentos de esperança no cotidiano para recuperar nosso ânimo. Acredito que ainda tem gente espalhada por aí que realmente está disposta a ajudar sem esperar nada em troca, sabendo que aquela velha história de que tudo o que fazemos pouco a pouco reflete de volta para nós ainda permanece, tudo o que fazemos tem um retorno proporcional à condição da nossa atitude, então não é difícil perceber que ser bem intencionado e altruísta ainda é uma boa, mesmo no mundo de hoje...

    ResponderExcluir