Pages - Menu

13 de ago de 2010

O ASSUNTO MAIS INTERESSANTE DA ATUALIDADE



Ao menos em minha opinião. (no filminho você pode inserir a legenda clicando em language ou subtitles depois que o filme começar).
Estamos falando de avanço exponencial da tecnologia nas áreas da informática, IA, medicina, astronomia, nanotecnologia, genética e biotecnologia, ampliando vertiginosamente nossa longevidade, e cuidados necessários com robôs super inteligentes.

A SINGULARIDADE TECNOLÓGICA é a denominação dada a um evento histórico previsto para o futuro, no qual a humanidade verá o resultado desse avanço em um espaço diminuto de tempo. Uma teoria que gera muita discussão e polêmica.
A Nasa e o Google resolveram apoiar o que chamam de Universidade da Singularidade que tem sua base em um centro de pesquisas da NASA próximo ao Googleplex. É na verdade um colégio, que une as mais brilhantes mentes que selecionaram, à riqueza de investidores interessados no resultado dos experimentos e descobertas ali gerados. Os cursos foram concebidos para resolver problemas mundiais como a pobreza, a fome, as doenças, o aquecimento global e a redução do abastecimento energético. Imagino que os debates devam incluir assuntos como controle de natalidade, ética e religião dos povos. Em 2009 acolheram 30 brilhantes mentes e a promessa desse ano foi de 120 vagas.

Além dos objetivos de monitorar o avanço colossal da tecnologia que pode tornar as máquinas mais inteligentes que os homens, para controlar o risco de robôs amorais dominarem nossa raça depois da Singularidade. O termo "singularidade"foi popularizado após a publicação em 2005 do livro "A Singularidade está próxima", de Raymond Kurzweil, inventor e futurista que, publicou vários livros sobre inteligência artificial, singularidade tecnológica e tecnologia do futuro. Ele é o co-fundador da Universidade da Singularidade e coordena as atividades dela.

A ficção já tem explorado muito a idéia de robôs replicantes capazes de corrigir seus próprios erros, simular sentimentos e dominar a raça humana. A exemplo de Blade Runner, Matrix, Eu Robô, Lunar, 2001 uma Odisséia no Espaço entre tantos outros. Replicantes e Robôs que imaginam poder salvar a humanidade, ou explorá-la, sobrepujando seus criadores.

Kurzweil e as suas idéias revolucionárias são o assunto de um novo documentário chamado “O Homem Transcendente” que será lançado esse ano (2010). Clique aqui para assistir ao trailer do documentário. O futurista tem uma dieta cuidadosamente criada à base de anti-oxidantes e suplementos alimentares, para ampliar sua longevidade, com o propósito de estar saudável durante a singularidade.
Uma passadinha na página da wiki sobre a singularidade, gera assunto para dias de discussão, recomendamos mesmo.

Assista a entrevista (legendada) sobre a Singularidade em 2045. Nessa ele fala sobre ocorrências ao longo desses anos em que humanos serão uma mescla de biológicos e eletrônicos. De máquinas com sentimentos sutis.
Acho que vale lembrar de Kasparov e Deep Blue, que nessa epoca serão lembrados como precursores de confrontos entre humanos e máquinas.
Fonte: Wikipedia , Google e Revista Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário